O Nordeste de Amaralina, em Salvador, se tornou cenário de uma das maiores produções audiovisuais já gravadas na comunidade, e, desta vez, para toda a Bahia. O novo comercial da Bahia FM, produzido pelo CriAtivos da Favela para a Rede Bahia, traz moradores e locações da região como protagonistas, mostrando um lado positivo, potente e representativo do bairro.
A produção, gravada em localidades da região Nordeste de Amaralina, contou com a participação de mais de 80% de moradores locais, que deram vida à campanha com naturalidade e orgulho. A ação marca um momento histórico, mostrando o Nordeste de Amaralina como espaço de talento, arte e criatividade, rompendo com os estigmas que por todo tempo associam o território apenas à violência e à desigualdade.

Segundo o produtor audiovisual e fundador do O Que Fazer No Nordesre Dener Dublack, responsável pela condução da gravação dentro da comunidade, a emoção de ver o Nordeste na tela da TV em algo positivo é indescritível.
“Audiovisual é sobre criar narrativas a partir da nossa perspectiva e da nossa realidade. Essa campanha representa uma conquista coletiva, uma vitória do nosso povo, que finalmente é retratado com dignidade e orgulho”, afirma.
As gravações tiveram o Gueto Lounge como locação e suporte principal, o maior e mais moderno espaço de eventos da comunidade, e reuniram profissionais e talentos locais em um clima de união e valorização cultural.
Sobre a produção:
O roteiro, produzido pela produtora Hinara Kelly, tem o título “Bahia FM, há 18 anos coladinho com você” e destaca a importância do jingle que marcou gerações. A produção retrata as diversas facetas de Salvador com representatividade e autenticidade, valorizando tanto a favela quanto a orla, e todas as estéticas que compõem a identidade da cidade.
No Nordeste de Amaralina, os locais escolhidos para as gravações foram a praia de Amaralina, o Vale das Pedrinhas, o campo do Vale, os becos das Casinhas e o Morro das Vivendas. O clipe contou ainda com a participação de artistas da comunidade, como Ragin Morais, cantor e compositor integrante do projeto Quabales, e Sagat Emici, um dos grandes expoentes do funk baiano, ambos nascidos e criados na comunidade.
Confira a produção completa na íntegra:
Ficha técnica:
Produção Geral
- Hinara Kelly
- Aylana Ramos
- Dener Hilton
Produção Executiva
- Thais Adôrno
- Matheus West
Roteiro
- Hinara Kelly
- Bheu Boa Morte (Brenda)
- Nelson David
Direção de Cena
- Direção: Daiana Moraes
- Co-direção: Nelson David
- Assistente: Henrique Sousa
Direção de Fotografia
- Direção: Tainan Medeiros
- Co-direção: Bheu Boa Morte (Brenda)
- Assistente: Adenilton Santana
Direção de Arte
- Direção: Bheu Boa Morte (Brenda)
- Assistente: Graziele Santos
Logger
- Dener Hilton
Still / Making Of
- Thais Adôrno
- Matheus West
Maquinária / Elétrica
- Gabriel Sapucaia
- Adenilton Santana
- Marlon Xavier
Edição
- Adenilton Santana
- Henrique Sousa
Operação de Câmera
- Mateus Santana
- Henrique Sousa
- Operação de Drone
- Dener Hilton
Professores
- Mentor: Dario Vetere
- Direção de Fotografia: Edvaldo Neto
- Maquinária: Robson Santana
Edição: GUM
Com a exibição do comercial na programação da Rede Bahia, a Bahia FM reforça seu compromisso em reconhecer e celebrar a diversidade que compõe o estado, levando para o público uma mensagem de pertencimento e representatividade.
Mais do que uma campanha publicitária, essa produção se torna um marco simbólico: o momento em que o Nordeste de Amaralina não apenas aparece, mas brilha como protagonista na tela da televisão baiana.










